quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Respect conscientiza público do impacto causado pelo lixo

Respect conscientiza público do impacto causado pelo lixo

Simultaneamente ao festival Respect que acontece neste sábado (19), os organizadores também participam do primeiro Natal Eco em Embu das Artes. Intitulado também como Eco-Respect, o núcleo segue fiel para sua posição de movimento cultural que propõe “mudança de comportamento através da arte educação”.

Para o festival Respect deste fim de semana, o coletivo Reciclowns é um exemplo da preocupação em conscientizar o público de raves e festivais do impacto ambiental causado pelo lixo gerado durante estes eventos de uma forma inteligente, divertida e ativa. Uma trupe de palhaços que vai muito além de palhaçadas, busca a conscientização através da arte e do humor.

O movimento cultural comandado por Juliana Capello dentro de um espaço chamado de MovC entre o Gaia e o Chill out do festival, prepara diferentes formas de abordagem: uma exposição de sacolas de pano promovem a campanha “Eu não sou de plástico”; uma oficina incentiva um meio de manter raízes com a terra no cotidiano urbano; um varal com impressos informativos sobre tempos de decomposição; livrinho de receitas vegetarianas, direitos humanos, assuntos políticos, leis, entre outros; uma mostra poética de interpretação e uma intervenção artística unem o entretenimento da música eletrônica às responsabilidades que temos com a Mãe Terra.

Enquanto o festival ainda acontece no domingo (20), a Eco-Respect participa de um Natal ecologicamente correto para trabalhar a arte e a cultura de maneira educativa e lúdica. A convite do projeto Virada Eco, em parceira com a Secretaria de Meio Ambiente, a proposta do Natal PET tem como objetivo conscientizar a população de que é possível ter um natal inteiramente confeccionado com materiais reutilizáveis e recicláveis, sendo seus enfeites reutilizados para os próximos natais, e\ou reintroduzidos no ciclo da reciclagem. Para isso, a Eco-Respect conta com seu coletivo de artistas plásticos, os mesmos responsáveis pela atmosfera encantadora de seus festivais.

Com matéria prima reciclada, o mobiliário e suporte visual da exposição da Respect reúnem peças de acervo do núcleo e de outros produtores de arte de reciclado, além de dar acesso ao Lounge Eco-midia, que permite visualização de vídeos de conteúdo ambiental e música ambiente. O visual do cenário recria o ambiente da Pop-Arte Reciclado e o roteiro da exposição dará ênfase às peças da técnica mutação PET, que são elaboradas com um elemento transformador, o fogo.

Por Marcelo Fontenele www.psyte.com.br

Acessem:
www.respect.art


Nenhum comentário:

Postar um comentário